"Aqui a Dimensão do Entretenimento e do Conhecimento se encontram no mesmo Universo"

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Estamos ficando sem Lua ?!

Deformações na superfície da Lua sugerem 'encolhimento' do astro!  


WHAT ?! Deve ter sido essa a sua reação após ter lido isso, mas veja a seguir que essa informação possui algum fundamento ! ... ou não

Do G1, em São Paulo


"A sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da Nasa, capturou imagens que mostram deformações na superfície da Lua, indicativos de um possível "encolhimento" do astro. O estudo com base nas fotografias, realizado por Thomas Watters, é conteúdo da próxima edição da revista Science.

Segundo o estudo, o satélite natural da Terra teria reduzido seu raio em 100 metros em um passado recente.
Escarpas são apontadas em foto divulgada pela Nasa nesta quinta-feira


Escarpas antes observadas na região equatorial da Lua pelas missões Apollo 15, 16 e 17, agora foram descobertas em todo o globo do astro graças ao trabalho da LRO.

"Um aspecto interessante das escarpas lunares é que elas aparentam serem jovens", afirma Watters, do Centro de Estudos Planetários e da Terra do Museu Nacional de Espaço e Aeronáutica dos Estados Unidos.

Segundo a pesquisa, as escarpas seriam traços do encolhimento do satélite. Conforme a Lua se encolheu, o manto e a crosta superficial foram forçados a responder, formando falhas. Deformações como essas são comuns em Mercúrio, astro sem atmosfera assim como a Lua."

Se cuida Maximus V. acho que o futuro em que seu conto "O Lado Negro da Lua ", se passa a Lua já será do tamanho de Guapi !

Um comentário: