"Aqui a Dimensão do Entretenimento e do Conhecimento se encontram no mesmo Universo"

domingo, 26 de dezembro de 2010

Teo-evolucionismo



“... – Os sacerdotes em Canaã nos ensinavam que os homens surgiram do barro -  começou a feiticeira, tateando a terra molhada. – Quando criança , eu ficava pensando se as escrituras estavam corretas.

– O barro é metafórico – explicou o general. – Ele representa a carne , a matéria física , a substancia palpável do universo concreto . O ser humano é parte de uma escala evolutiva que se iniciou no bar , no quarto dia , e que deu inicio ao nascimento de varias espécies.

– Mas você disse que os terrenos foram criados por Deus.

– A força de Deus sempre esteve presente na evolução . Ela é a energia essencial que move o curso do infinito e o engrandecimento das coisas. Os clérigos costumavam comparar o trabalho de Yahweh com o labor da gente comum, para que possam compreendê-lo. Mas o oficio de um marceneiro ou de um pescador não se equipara à potencia divina. A criação movimentou energias supremas, misteriosas e invisíveis.

– Então, os documentos sagrados nada mais são do que velhas parábolas ?

– As parábolas não são desprezíveis , mas representam o ápice da comunicação humana. Assim , cabe ao individuo interpretá-las. Não há nada mais adequado a uma raça dotada de livre vontade , aberta a encontrar  as próprias respostas . As escrituras estão cheias de símbolos que ajudam os homens a entender o significado do cosmo. Mas a verdade perfeita só existe na mente de cada um.

– E quem foram os nossos ancestrais , antes do surgimento de Adão ? 

– Uma espécie de hominídeos que habitava a escuridão das cavernas. Os anjos os desprezavam na época , até que eles alcançaram o cimo da evolução , e Deus os concedeu uma alma , instigando o ciúme dos perversos arcanjos. É por isso que muitos celestiais invejosos preferem se referir aos mortais como bonecos de barro , ou primatas , uma alusão à sua origem material.

– É curioso pensar que um anjo nunca tenha visto a face de Deus – ela comentou , relembrando a conversa que tiveram no topo do morro.

– Mas isso é o que menos importa . Prefiro pensar nele como um conceito , uma inspiração , um objetivo . Acho que a fé é justamente a propriedade de acreditar no indecifrável.
... “ 

Bom esse foi um trecho retirado do livro A Batalha do Apocalipse, que me fez levar em consideração esse conceito que era completamente novo para mim, e assim que eu terminei de ler o livro eu me perguntei :Por que não? , Por que as coisas não podem ter acontecido desse jeito? 

Quando o  Barão Georges Cuvier, o maior anatomista de sua época, descobriu ossos muito antigos enterrados por volta de 1800 ele compreendeu que pertenciam a animais que já não existiam na Terra. Porém isso era um grande problema por que em 1800 a crença era que todas as espécies de animais criadas viviam ainda. A idéia era lógica por que naquela época acreditavam que a idade da Terra era de apenas alguns milhares de anos . E porque Deus havia criado todos os animas jamais permitiria que suas criaturas fossem extintas. Assim a extinção era impossível. Cuvier estudou a fundo os ossos encontrados e concluiu que , com Deus ou sem Ele muitos animais estavam extintos. Como resultado pensava ele , de catástrofes mundiais , como o dilúvio de Noé.


Cuvier acreditou na extinção mas jamais aceitou a evolução . Para Cuvier alguns animais morriam outros sobreviviam , mas nenhum evoluía.Então surgiu Darwin, dizendo que os animais evoluem e que os ossos encontrados eram na verdade  dos  antepassados dos animais vivos. As idéias de Darwin desagradaram a muita gente, que não queriam admitir a mudança na criação de Deus e não gostavam da idéia de ter macacos nas suas arvores genealógicas.


Darwin sabia que a evolução acorria garças a seleção natural , mas ele não sabia como acontecia a seleção natural ,então já no século XX entra Mendel o pai da genética ( que aliais era padre) , e ficamos sabendo que os genes controlam a hereditariedade, embora ninguém ainda soubesse o que é um gene. Depois em 1953 quando Watson e Crick descobriram que os genes são nucleotídeos dispostos numa dupla hélice, e que as mutações surgem espontaneamente nos genes , que o meio ambiente favorece as mutações, que podem ser benéficas ou não para os indivíduos. Todo esse processo é simples e direto que ocorre sem a interferência de Deus. Ou será que não ? 

Por que mesmo depois de todas essas descobertas e todos os esclarecimentos , ainda temos muitas duvidas em relação a origem da vida, por exemplo; seguindo a corrente que a vida surgiu espontaneamente na Terra, temos o problema do tempo. Uma única bactéria a forma mais antiga de vida possui duas mil enzimas, os cientistas estimam que o tempo necessário para a união aleatória dessas enzimas a fim de formar a sopa primordial ( conglomerado de substancias orgânicas que se acumulavam nos oceanos no inicio dos tempos), é de 40 a 100 bilhões de anos mas a Terra tem aproximadamente 4,65 bilhões de anos. Por isso muitos cientistas acreditam que a vida é de origem extraterrestre, mas essa não seria uma forma simples de mais para explicar toda a complexidade da vida, um meio de fugir do problema? Eu acredito que a explicação não seja tão simples assim.

E se Deus for a força motriz que gerou todo o universo conhecido? Também seria uma explicação simples de mais usada pelo ser humano para sobrepujar o medo pelo desconhecido e pelo inexplicável?  Diria que sim e não , pois mesmo juntando todo a conhecimento cientifico acumulado até hoje ainda não achamos a resposta que procurávamos, e talvez nunca a acharemos pois ela sempre esteve bem debaixo do nosso nariz ... ou não!


Já ouviram falar na teoria da complexidade, ou teoria do caos?  De acordo com essa teoria que estuda os sistemas complexos, todos esses sistemas tem a propriedade de auto-organização, exemplo: As proteínas se dobram , as enzimas interagem, as células se dispõem para formar um individuo coerente , as populações se organizam para formar uma biosfera coerente , os animais migram de forma incrivelmente coordenada e etc.

Todos esses sistemas se auto-organizam como se todas as suas ações fossem dirigidas ou CONTROLADAS.


Então será que a evolução se deu graças a auto-organização puramente extintiva, e a série de eventos que se combinaram de maneira tão perfeita a ponto de gerar todas as formas de vida da Terra ?

Os morcegos, por exemplo , que possuem um sentido um sentido de ecolocalização, orientam-se pelo som. Para chegar a isso, várias coisas precisam evoluir. Os morcegos devem ter um aparelho especializado para produzir sons , devem ter ouvidos para ouvir ecos , devem ter cérebros especializados para interpretar os sons e corpos especializados para mergulhar no ar e caçar insetos. Se todas essas coisas não evoluírem simultaneamente, não haverá nenhuma vantagem. E imaginar que tudo isso acontece simplesmente por acaso é como pensar que um tornado pode atingir um deposito de ferro-velho e montar um avião 747 em perfeito estado de funcionamento, ou que o ultimo Harry Potter possa ganhar mais Oscars que O Senhor dos Anéis.
Então resolvendo essa bagunça Deus para mim pode ser 3 coisas : 

1ª – O Deus generoso e justo criador de tudo e de todos, quês está no céu olhando por nós, exatamente como na bíblia.

2ª  – Um moleque safado com uma lupa e um terrário.

3º  – A força física que rege o universo , o impulso que gerou tudo , o espírito de auto organização em todos os sistemas complexos, a pequena parte boa da consciência humana.

Eu particularmente prefiro a 3ª , acredito que todos nós temos o livre arbítrio, o direito de escolha e que existimos graças a evolução. Porém se Deus não a religião, representa coisas boas, inspira o ser humano a ser bom com o próximo, por que não aceitar a existência do Bem no cruel ciclo da vida?!



Fontes literárias: A Batalha do Apocalipse ; O Mundo Perdido.

4 comentários:

  1. Bom tentar definir o que é deus é um assunto eterno.
    Mas das opçoes acima acho a 3 a mais plausível

    ResponderExcluir
  2. Na ordem de probabilidade:

    1-Um moleque safado com um lupa e um terrário.

    2- A força física que rege o universo , o impulso que gerou tudo , o espírito de auto organização em todos os sistemas complexos, a pequena parte boa da consciência humana.
    ...
    152.458.145.451.542.111.154- O Deus generoso e justo criador de tudo e de todos, quês está no céu olhando por nós, exatamente como na bíblia.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir